Formação

Nosso valor agregado é a experiência e o reconhecimento internacional da OEI no desenvolvimento da formação continuada, baseada em formatos interativos que respaldam a aprendizagem personalizada, apoiada por professores de qualidade e com uma abordagem que responde à transformação digital e às mudanças que isso significa. A disseminação do conhecimento vem acontecendo através de diversos eventos alinhados com os objetivos da cátedra da Educação para a cidadania/global como conferências, comunicações, orientações de estudantes e diversas outras atividades.

Conferências plenárias

Menezes, Isabel (2022). Education and climate change activism: ‘May you stay forever young’? JURE – Junior Researchers of Earli 2022, Porto, 21 de julho.

Menezes, Isabel (2022). Educação, política e os riscos contemporâneos da democracia, Ciclo de Conferências da Academia de Ciências de Lisboa «Conhecimento e informação para o desenvolvimento» por ocasião do Dia Internacional da Educação, 18 de janeiro.

Menezes, Isabel (2021). Em defesa de uma educação política dos direitos humanos, Encontro “Educação e direitos humanos para crianças e adultos”, Bragança, 15 de dezembro.

Menezes, Isabel (2021). Cidadania e participação na vida das escolas, 9.º Congresso Olhares Sobre a Educação / 2nd International Congress Perspectives on Education, Viseu, 26 de novembro.

Magalhães, António (2021). “Nunca sigas ninguém, apenas porque
parece que sabe para onde vai…”, Caminhos e Dilemas da Educação Superior na Era
do Digital. FENPROF, Webinar Ensino Superior, 20 de outubro.

Comunicações por convite

Menezes, Isabel (2022). A revolução que falta fazer? Cidadania e participação – séria e ‘à séria’ – das crianças e jovens. Mesa redonda Políticas Educativas para a Inclusão: Legisla, logo, Inclui?, Congresso Luso Brasileiro de Educação Inclusiva 2022, Braga, 13 de julho.

Menezes, Isabel (2022). Sobre tornar-se uma académica: Uma reflexão situada e comprometida. Mesa redonda Ensino Superior e Identidades Académicas em Mudança, I Congresso Internacional Escola, Identidades e Democracia, Porto, 8 de julho.

Magalhães, António (2022). “Caminhos e Dilemas da Educação Superior na Era do Digital”. XXI FAP FORM – Federação Académica do Porto, Instituto Politécnico do Porto, 26 de fevereiro.

Menezes, Isabel (2022). Educar para a Democracia e a Cidadania. Debate “Educar para a Democracia e a Cidadania” – Ciclo de Debates 2022 FenProf, 23 de fevereiro.

Menezes, Isabel (2021). Desafios e caminhos da educação ambiental – Ó mãe, esta escola não tem árvores?,  Seminário “Educação Ambiental em Contexto Escolar: Potencialidades do Uso das Hortas Escolares”, Porto, 26 de outubro.

Comunicações Nacionais:

Pereira, Bruna; Lima, Juliana;
Pinheiro, Sara; Malafaia, Carla & Torres, Ana Cristina Educação climática e metodologias participativas no desenvolvimento de perfis comunitários em escolas. Comunicação apresentada no Seminário EduTransfer – Aprender através de diversos contextos educativos: transferibilidade de práticas promissoras. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, Portugal.

Rios, Clementina; Lima, Juliana; Pereira, Bruna; Cruz, Joana; Lopes, Amélia & Menezes, Isabel. Impactos das alterações climáticas num ecossistema local – perfil comunitários de jovens. Comunicação aceite para o XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da
Educação (SPCE), na Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal.

Lima, Juliana Diógenes; Macedo, Eunice; Silva, Sofia Marques da & Malafaia, Carla. Laboratórios Climáticos Colaborativos: desenvolvimento de processos e metodologias participativas para a adaptação climática comunitária Comunicação aceite para o XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), na Escola Superior de
Educação de Lisboa, Portugal.

Poster:

Pereira, Bruna; Dotta, Leanete; Lopes, Amélia & Torres; Ana Cristina. Desenvolvimento de perfis comunitários climáticos nas escolas: uma experiência de investigação colaborativa e desenvolvimento profissional de professores. Poster aceite para o XVI Congresso da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação (SPCE), na Escola Superior de Educação de Lisboa, Portugal.

Comunicações Internacionais:

Lima, Juliana; Pinheiro, Sara;Torres, Ana Cristina; Pereira, Bruna & Malafaia, Carla. Bridging
citizenship, science and politics: Community-based laboratories for discussing and co-designing climate adaptation. Comunicação apresentada na 27th Conferência Internacional IAPS: International Association People – Environment Studies. ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa, Portugal.

Orientações de doutoramento em curso em 2021/22

Pedro Menezes, Cidadania e Educação Política de Jovens: um estudo sobre as experiências não-normativas em função da etnia, género e estatuto de imigrante, Ciências da Educação, FPCEUP.

Clementina Rios, Educação ambiental para o desenvolvimento sustentável em contextos de educação formal, não formal e informal: O papel das crianças e jovens na promoção da ecologia cívica, Ciências da Educação, FPCEUP.

Luís Almeida (coorientação), A atividade física e desportiva na promoção do desenvolvimento positivo e cidadania participatória em jovens do ensino profissional, Ciências do Desporto, FADEUP.

Pinto, Tânia. “Ações e sentidos de democracia numa escola do 1º CEB Estudo etnográfico”. Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação. Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, Universidade do Porto. Novembro, 2021.

Orientações de mestrado em curso em 2021/22

Tese de Mestrado de Ana Ganhão sobre Relação entre famílias e escola: desafios e estratégias para promover a participação ativa das famílias na escola num Território Educativo de Intervenção Prioritária (TEIP).

Tese de Mestrado de Ana Patrícia Fernandes sobre Pedagogia e Literacia: Importância da Dinamização de uma Biblioteca para a Educação Inclusiva e Sucesso Escolar numa Escola de Pré-Escolar e 1ºCiclo.

Oficina de Formação:

Educação para as alterações climáticas através de perfis comunitários e parcerias de investigação (regime b-learning), no âmbito do Projeto ClimActiC.

Escola de Verão no âmbito do Projeto Healthy Waters.